O vereador Sabá (DC) indica ao prefeito ACM Neto a criação do Programa “Criança Segurada” nas escolas municipais de Salvador, através de uma parceria entre e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
O objetivo do projeto é orientar os alunos da rede municipal de ensino para a prevenção de acidentes e combate a incêndios, além de transmitir noções de primeiros socorros.
O projeto busca “trazer o conhecimento, a orientação e prevenção de acidentes domésticos e outros correlatos ao cotidiano; promover a conscientização das crianças e adolescente na formação de cidadãos conscientes; fomentar a socialização entre os alunos, divulgação de valores morais como a solidariedade, responsabilidade, respeito, amizade e companheirismo”.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), entre janeiro e outubro a rede pública do Estado da Bahia registrou 966 internações de crianças até 14 anos em decorrência de acidente domésticos. A maioria dos acidentes citados através dos dados disponibilizados pela secretária ocorrem em época de férias, onde as crianças estão sem aula, e consequentemente, ficam mais tempo em casa.
“Sabe-se que por causa da pandemia as aulas foram corretamente suspensas e ainda não há confiança da população nos métodos indicados para o retorno das presentes aulas. Com isso, os acidentes poderão ter um aumento considerável, havendo um pico nestes tempos. Sendo assim, confirma-se à máxima e fundamental importância deste projeto para que a vida e a saúde das nossas crianças sejam preservadas”, disse Sabá.