O governador do estado da Bahia, Rui Costa, esteve nesta terça-feira (14/6) no Centro de Operações e Inteligência (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para entregar 2000 câmeras inteligentes que vão ajudar no monitoramento da segurança pública em Salvador.
O chefe do Executivo estadual disse que esses novos aparelhos ajudarão muito no combate à criminalidade. Essas câmeras ficarão espalhadas pela cidade. Perguntado sobre o projeto das câmeras acopladas nas fardas dos policiais, o governador disse que está avaliando as melhores possibilidades. Ele acredita que as câmeras nas viaturas serão mais eficazes pois terão um campo de visão mais amplo.
Rui disse também que essas câmeras não poderão ser desligadas manualmente, e que terá uma decisão sobre a instalação do equipamento nas fardas ou nas viaturas em cerca de 15 dias.
Além das 2000 câmeras, foram apresentados 160 terminais de comunicação móvel (smartphones especiais destinados para uso policial) que substituem os hand talks (HTs), aparelhos tradicionais que tinham a comunicação via rádio. A partir de agora, os policiais poderão, através desses novos aparelhos, acessar, produzir e compartilhar informações em formato de áudios, vídeos e fotos em tempo real, entre outras funcionalidades.
Neste primeiro momento, a tecnologia será destinada às unidades operacionais de Salvador e Região Metropolitana. Hoje, pela manhã, esses smartphones já foram usados com sucesso pela polícia civil, na operação Ignus.
As ações integram a primeira etapa da expansão do projeto Video-Polícia, que amplia o parque tecnológico e representa o maior investimento na história da Segurança Pública da Bahia em um único projeto. A expansão prevê a instalação de mais de quatro mil câmeras inteligentes na Bahia e a ampliação dos pontos com reconhecimento facial e de placas veiculares; além disso, passa a oferecer a modalidade de análises de situações e comportamentos realizadas através de softwares.
Várias autoridades além do governador Rui Costa participaram do ato simbólico, como o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e o pré-candidato ao governo do estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues.