Homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, é alvo de reclamações de parlamentares da base aliada no Congresso Nacional. A informação é da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles.
De acordo com a publicação, a queixa mais recente se deu nas discussões sobre mudanças feitas pelo governo no Marco do Saneamento aprovado pelo Congresso em 2020. Irritados com as alterações, os parlamentares buscaram o ministro para encontrar uma solução negociada, sem sucesso.
Segundo a coluna, Rui chegou a se reunir com os deputados Fernando Marangoni (União Brasil-SP) e Fernando Monteiro (PP-P) – autores do projeto que derrubou as mudanças do governo -, e, em um gesto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tirou o PDL da pauta de votações na expectativa de uma desistência do Planalto.
Parlamentares, entretanto, relataram que a Casa Civil não deu qualquer resposta após o encontro, o que irritou Lira e o motivou a dar andamento ao projeto, que foi aprovado em votação na Câmara por 295 a 136, marcando a primeira grande derrota do governo Lula no Legislativo.
Lideranças partidárias com ministérios do governo afirmam que a derrota foi um recado da insatisfação com Rui Costa, que segundo eles tem demorado nas nomeações para cargos. Procurado pela coluna, ele não respondeu.