governador da Bahia, Rui Costa, desconversou ao falar sobre uma possível candidatura à Presidência em 2026, substituindo o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Rui, é “prematuro falar sobre o assunto”.
“Eu acho que é absolutamente prematuro qualquer especulação desse tipo. O Lula, evidente, numa situação de desprendimento, declarou que não seria candidato a reeleição. E eu entendo que não dá para começar um governo falando de sucessão. O problema do Brasil muitas vezes é esse. Você mal acabou uma eleição e já está pensando em outra. É preciso governar, é preciso, eu diria, adotar políticas de estado. Isso que nós precisamos”, disse em coletiva de imprensa.
O gestor estadual fez ainda uma reflexão do cenário político atual. Segundo ele, O Brasil vive uma falsa polêmica sobre o que é prioridade.
“Mudam os governos, mas o país continua realizando aquilo que foi programado para aquela nação e a gente infelizmente tem implementado uma atitude de desmontar tudo que foi feito no governo anterior, isso não é bom para a nação, isso não é bom para o país, então acho que nós precisamos pensar isso sim, quais projetos serão implementados. O brasil vive, na minha opinião, uma falsa polêmica sobre o que é prioridade: se é área social ou se é equilíbrio fiscal ou teto de gastos. A Bahia e o nordeste deu exemplo de como governar garantindo responsabilidade fiscal, mas ao mesmo tempo cuidando do social”.