O governador Rui Costa (PT) falou sobre o novo projeto do governo Bolsonaro, o Renda Cidadã. A opinião do petista, dada nesta quarta-feira (3/90) em entrevista à CNN, não é positiva. “Podemos ter um ano de 2021 pior do que 2020”, disse.
A intenção do Governo Federal é susbtituir o auxílio emergencial e o Bolsa Família pelo Renda Cidadã. Para financiar o projeto, a proposta é usar os recursos de pagamento de precatórios e parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que tem gerado opiniões contrárias a mudança.
Rui Costa é um dos que critica a proposta de retirar recursos do Fundeb e do pagamento de precatórios. “Não há um planejamento nacional. Portanto pode se somar as duas coisas: a ausência dessa transferência de renda mínima e a ausência de retomada do emprego”, disse.
“O governo não se encontra. Isso não é novidade. O governo não tem conteúdo. Não sabe como fazer as coisas, não tem demonstrado capacidade de gestar programas novos. Tanto é que não gestou nenhum programa em nenhuma área de governo. Eu espero que, pelo menos, eles consigam gerar um programa de renda mínima”, declarou, na entrevista
O petista ainda afirmou que os cerca de 2 milhões de beneficiários do bolsa família no estado elevaram as compras em supermercados durante a pandemia. “Está mais do que comprovado o impacto, o efeito dinâmico, o efeito dominó que a renda mínima faz na economia. Ela é fortemente geradora de emprego. Ajuda a manter a atividade econômica nas pequenas cidades, nas regioçoes mais empobrecidas do Brasil”, esclareceu.