O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar formou na tarde desta quarta-feira (12), 872 jovens na quadra poliesportiva do Centro Educacional Fênix, em Lauro de Freitas. Durante a cerimônia, as melhores redações foram premiadas e houve distribuição de brindes (camisetas e bonés) para os formandos, e o evento, organizado pela 52ª e 81ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs), contou com a parceria da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.
O Proerd é executado nas escolas públicas e particulares, por Policiais Militares treinados e preparados para utilizarem uma metodologia especialmente voltada para o público-alvo, onde são contempladas crianças e adolescentes, auxiliando-os a tomar decisões seguras e responsáveis diante do oferecimento precoce de drogas.
“Gostei muito do curso, principalmente quando falou sobre bulling”, disse a estudante Janai da Silva Lima, de 11 anos. Para a dona de casa Maria das Graças Oliveira, o projeto fez com que seu filho, o pequeno André, de nove anos, melhorasse muito na escola “e me parece que ele ficou mais responsável também, com as coisas de casa e da aula”, explicou.
Para o comandante da 52ª CIPM, Major Fabrício Oliveira, a cerimônia de formatura do Proerd sempre gera uma satisfação nos policiais e nas famílias dos jovens formandos. “Fazemos nosso trabalho de levar segurança pública para as ruas e desenvolvemos projetos como esse, de prevenção, para que esses meninos não sejam seduzidos pela vida fácil das drogas”, disse o Major, lembrando que mais de 450 mil crianças e adolescentes de 5.251 escolas públicas e particulares já foram formados pelo Proerd desde a sua implantação na Bahia, em 2003.
Fonte: Ascom SSP/Ba