O pré-candidato a vice-prefeito Mateus Reis cogita não integrar a chapa de Teobaldo Costa (DEM) para disputar o Executivo de Lauro de Freitas na eleição deste ano e pode se lançar candidato a prefeito.
Ao Bahia Notícias, o próprio Reis confirmou que pode ser postulante a gestor municipal. “É possível sim [ser candidato a prefeito]. As coisas estão se contribuindo. Sem mais informações. A política é sempre em movimento e tudo passa pelas boas articulações”, limitou-se a dizer, por meio do aplicativo WhatsApp.
Com a presença do prefeito ACM Neto, que preside nacionalmente o DEM, o dono do Atakadão Atakarejo, Teobaldo Costa, se filiou ao Democratas para disputar Lauro no início deste mês (reveja aqui). Na ocasião, foi confirmado Mateus Reis como seu vice.
O motivo da pretensão de Reis não ser mais vice e se lançar candidato ainda não é confirmado. Nos bastidores, comenta-se que Teobaldo não tem emplacado como postulante, o que tem provocado Mateus Reis a avaliar entrar na corrida eleitoral pelo Executivo.
Há rumores também de que o deputado estadual Júnior Muniz (hoje no PP), mas eleito pelo PHS pode virar secretário do governo de Rui Costa (PT) para que o suplente Mateus Reis assuma. Reis e Muniz foram eleitos na coligação PHS / PPS (hoje Cidadania) / PRTB / PSL.
Em 2016, ele foi candidato e ficou em segundo lugar com 40% dos votos. O pleito foi vencido por Moema Gramacho (PT) com 52%.