Hoje acontecerá mais uma rodada de muita conversa entre Bahia Norte , responsável pela Via Metropolitana , que corta Quingoma , e os moradores . A reunião será na varanda da casa de Gabriela , na margem da Via .
A Via Metropolitana é uma Via Expressa de 11,6 que começa antes de chegar em Portão sentido Lauro e vai até a BA 356. Os moradores lá atrás, quando começou a estrada , foram indenizados pela Bahia Norte quando a BN subtraiu pedaços de suas terras pra fazer a obra.
Mas pra a comunidade isto não foi e nem é tudo, querem da Bahia Norte acesso as suas casas, suas moradias e é aí que o bicho pega , pois a Concessionária já disse e repete sempre que não tem como ‘ cortar ‘ uma Via que é Expressa, rápida . O impasse está gerado e alguns líderes da comunidade já disseram que se inaugura hoje , amanhã vão queimar pneus , fechar a Via no fogo, literalmente .
Há outros pleitos , mas este é o nó da questão . Vale lembrar que a Prefeitura tem participado das reuniões através da SEINFRA pra resolver algumas pendências também da Gestão Municipal e claro , intermediando a situação dos moradores de Quingoma com a poderosa Bahia Norte.
A previsão de inauguração da Via Metropolitana é pra ainda neste semestre e se adia a cada reunião a resolução dos problemas , o atendimento dos pleitos dos quingomenses, afinal nem todos ali são quilombolas.
Vamos aguardar a reunião de daqui a pouco .