O Restaurante Popular, no Centro, e a Cozinha Comunitária de Itinga, em Lauro de Freitas, reabriram nesta terça-feira (01), após cinco meses fechados por conta de medidas de controle da proliferação do novo coronavírus. Os estabelecimentos são mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e oferecem refeições ao custo de R$ 2 cada.
Nesta primeira fase de retomada do Restaurante Popular serão servidas 800 refeições diárias, no período das 12h às 14h30. A Cozinha Comunitária do bairro de Itinga funciona em dois horários: no almoço, das 12h às 14h, e na hora da sopa, das 17h30 às 18h30. O limite de refeições da Cozinha é de 200 para cada horário. Os dois estabelecimentos públicos vão funcionar de segunda a sexta-feira.
Para voltarem a funcionar os restaurantes se adequaram a medidas de distanciamento social com sinalização no chão, marcações intercaladas nos assentos e divisórias entre as mesas. O público também deve seguir protocolos para terem acesso às refeições, como higienizar as mãos na entrada e na saída, além de aferir a temperatura corporal.
Ruthe Reis, responsável pela organização do Restaurante Popular e da Cozinha Comunitária, destaca que todos devem seguir as medidas de prevenção ao vírus. “Estão sendo mantidos todos os controles de segurança alimentar dos equipamentos. Também estamos orientando ao público que a retirada da máscara só será permitida no ato da alimentação, e pedimos aos comensais para que venham com o dinheiro trocado para evitar filas”, declarou.
ASCOM LF