Cinco residências de alto padrão foram flagradas com “gato” de água no bairro de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, durante uma ação realizada pela Embasa nesta quarta-feira (29), com o acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica. As ligações irregulares foram retiradas e os responsáveis pelos imóveis serão chamados a prestar esclarecimentos na 23ª Delegacia Territorial, em Lauro de Freitas.
O desperdício na utilização da água chamou a atenção da equipe da Embasa durante uma ação de fiscalização anterior realizada pela empresa, quando foi verificado que, mesmo com a ligação cortada por falta de pagamento, os imóveis continuavam sendo abastecidos por ligação clandestina. Hoje (29), as irregularidades foram confirmadas em imóveis da Travessa Praia de Paquetá e nas ruas Praia da Penha, Praia de Suape e Praia de Igarassu, onde foram encontrados dois dos cinco “gatos”. Ao todo, os imóveis acumulam um débito de R$ 72.304,83.
“Além de quitar os débitos, os responsáveis pelos imóveis terão que ressarcir à Embasa o valor correspondente ao desvio de água realizado nos últimos doze meses, que ainda será calculado, além de pagar multa”, informou Bianca de Oliveira, gerente comercial da empresa.
Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo teleatendimento 0800 0555 195.