Para atuarem com processos de regularização fundiária na localidade de Cajueiro, no bairro do Caji, servidores da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo de Lauro de Freitas (SEDUR) participaram de uma nova capacitação, com foco em cadastramento georreferenciado, nesta terça-feira (08).
Desenvolvida pelo Departamento de Habitação e Regularização Fundiária (Dehab/Sedur), a capacitação abordou condutas de intervenção social na área, digitalização de documentos com tablets e técnicas de medição de imóveis que vão auxiliar no processo de georreferenciamento, com elaboração de planta e memorial descritivo.
A coordenadora do Dehab, Alana Freire, ressalta que o trabalho de cadastramento vai passar por cerca de 150 imóveis na localidade do Cajueiro. “Hoje à tarde faremos uma visita técnica na área e amanhã [09/11] estaremos em campo para identificação de lideranças e orientações do trabalho que será feito por duas equipes”, disse. O processo de cadastro de imóveis será iniciado nesta quinta-feira (10).
A capacitação de servidores é uma estratégia para tornar o trabalho de campo ainda mais produtivo. Manuela Fróes foi uma das participantes que aproveitou o aprimoramento para tirar todas as dúvidas. “Eu já participei de outras etapas do trabalho de regularização, mas é sempre bom termos a oportunidade de novos conhecimentos, porque isso contribui para a nossa abordagem no momento do cadastro”, relatou.
As equipes do Dehab já concluíram as etapas de campo de processos de regularização fundiária na localidade de Vila Nova de Portão, nos imóveis do HBB de Portão do Programa Habitar Brasil/BID, no Conjunto do Tamarineiro, no Centro, e em uma poligonal do bairro de Caixa D’água. Após a conclusão de cadastros e etapas jurídicas, serão feitas as entregas de títulos de posse dos imóveis.