Lideranças da Rede Sustentabilidade e do PT se reúnem na tarde desta quarta-feira, 5, em Salvador, para discutir possível apoio à campanha de Jerônimo Rodrigues ao governo do estado.
Durante o encontro, marcado para 16h30, a portas fechadas, a Rede apresentará propostas na área do meio ambiente para que sejam incorporadas ao programa de governo petista, movimento que já ocorreu nacionalmente em relação ao ex-presidente Lula. Como a Rede formou federação partidária com o PSOL nestas eleições, no âmbito estadual apoiou o candidato Kleber Rosa no primeiro turno.
“Hoje nós faremos uma rodada de discussão do programa, um diálogo programático inicial sobre propostas da Rede na perspectiva da política ambiental e de sustentabilidade. Itens considerados necessários e indispensáveis. Nós estamos entregando à campanha de Jerônimo Rodrigues contribuições programáticas para os próximos quatro anos”, explicou Júlio Rocha, membro da executiva nacional da Rede, ao Portal A TARDE.
Na reunião, integrantes da rede vão defender pautas como o fortalecimento da política de recursos hídricos; o apoio ao sistema estadual de unidades de conservação; a ampliação da participação da sociedade civil nos conselhos estaduais de meio ambiente; a retomada da política de combate à desertificação, de florestas e de educação ambiental; a implantação recuperação de áreas degradadas, entre outras propostas.
A tendência é que os partidos afinem o discurso na pauta ambiental durante o encontro de hoje e que amanhã seja realizada uma coletiva de imprensa para formalização do apoio, com a presença do candidato petista e lideranças dos dois partidos.
Segundo Rocha, a Rede entende que não há como dissociar a relação do projeto nacional com o estadual, como previsto pelo partido.
“Não podemos dizer que tanto faz. Existe um desafio ambiental que nós precisamos enfrentar nos próximos quatro anos. Tivemos um desmonte da política ambiental, dos órgãos ambientais. Precisamos de um compromisso que a pauta estadual precisa avançar com a pauta nacional”, destaca.