Os moradores de Macapá, capital do Amapá, filmaram a rede elétrica explodindo na madrugada desta segunda-feira (23/11). O Estado está sem energia contínua há 21 dias e foi visitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no sábado (21/11), quando o gestor entregou novos geradores.
Além de Bolsonaro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou da visita. As imagens dos curtos-circuitos sequenciais em postes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) ocorreram no bairro Brasil Novo, em Macapá, e foram compartilhadas pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
O evento foi marcado ainda pela assinatura de uma medida provisória (MP) para garantir o benefício de isenção na conta de luz dos amapaenses.
A CEA informou ao jornal Valor Econômico que, pouco após as explosões, a energia foi restabelecida no bairro e não houve avaria em nenhum transformador de distribuição, apesar das imagens. A empresa disse ainda que a região afetada continuou com o fornecimento de forma regular, sem nenhum racionamento de energia, porque havia carga suficiente para atender todo o Estado.
Entretanto, relatos de moradores do Amapá são de que houve um novo blecaute, já reportado às autoridades do setor elétrico. A ocorrência de falha indica que, às 3h01, ocorreu o desligamento automático de transformadores de 69/13,8 kilovolt (kV) da subestação Equatorial, da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Com isso, houve um corte de carga da ordem de 54 megawatts (MW).
Segundo a reportagem, a causa da nova interrupção no fornecimento estaria relacionada à explosão do “disjuntor interligador de barras de 13, 8 kV”, da subestação Equatorial. Até as 04h40min, foram restabelecidos 48 MW de carga suprida a partir da subestação Equatorial.
O Amapá foi atingido pelo primeiro blecaute na noite do dia 3 de novembro e, desde então, o fornecimento não foi restabelecido totalmente, funcionando com o sistema de rodízio para atendimento das cidades. A população do Estado também foi atingida outro grande apagão na noite do dia 17 de novembro.