“Essa reunião é fundamental para reafirmarmos a nossa capacidade de juntar corações e mentes, e dizer que não é esse o país que queremos. Queremos o Brasil da igualde social, do respeito e da justiça”, a declaração é do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, durante a abertura do evento Univerão Lauro de Freitas, ocorrido na tarde desta segunda-feira (15), no Centro Panamericano de Judô, Praia de Ipitanga.
Durante seu pronunciamento, Martins falou sobre o golpe político que usurpou os direitos socais do brasileiro. “Temos visto meninos e meninas nas sinaleiras e o trabalho infantil voltando ferozmente. Pessoas perdendo suas casas e voltando a morar nas ruas e praças. Em um ano e meio vimos o golpe atingir a democracia e destruir direitos duramente conquistados”, disse ele.
“A Universidade Verão (Univerão) conta com cursos, palestras, oficinas e rodas de conversas, objetivando a construção de conhecimento, através de atividades multidisciplinares. Fruto da parceria entre Prefeitura de Municipal de Lauro de Freitas, Governo do Estado e Instituições de Ensino Superior, o evento aborda o tema “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora”.
“É uma iniciativa diferenciada, que compartilha conhecimento, estimula e dissemina arte, cultura e esporte. Parabenizo a Moema e conclamo os estudantes a utilizarem esse momento para difundir a necessidade que temos de retomar o país, de voltarmos a seguir o caminho de progresso e conquistas que começamos a trilhar nos últimos 13 anos”, endossou o secretário.
Para Moema Gramacho, prefeita do município, o projeto oportuniza experiências acadêmicas e culturais, além de viabilizar a construção de saberes. “A Univerão 2018 é um projeto que pretende imprimir uma marca positiva no verão de Lauro de Freitas, promovendo seus diversos aspectos culturais, reforçando laços com a comunidade e aproximando os saberes intelectual, popular e a formação técnica”, explicou a prefeita.
As atividades acontecem de até 21 de janeiro, serão mais de 100 minicursos e conferências, com oficinas de yoga, grafite, empoderamento das mulheres negras, samba de roda, capoeira, maculelê, manutenção de computadores, elaboração de projetos sociais, robótica e atrações musicais.
Integrando as atividades do projeto, a Univerão terá palestras ministradas pelo o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, pelo o reitor da UFBA, João Carlos Salles, o cineasta Pola Ribeiro, o ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida Filho, a antropóloga Nilma Lino Gomes e o sociólogo Miguel Arroyo.