A bola está com Marcelo Freixo (Psol). Tanto o PT quanto o PCdoB estão dispostos a abrir mão de suas candidaturas ao governo do estado caso o psolista decida disputar o Palácio Guanabara. “O momento requer que deixemos de lado as vaidades partidárias”, diz o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá. “O Freixo é o único na esquerda com densidade eleitoral e política para disputar com imensa chance de vitória”, completa.
O movimento é encampado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que, assim como Freixo, candidatou-se à prefeitura em 2016: “A bandeira do Freixo é a Segurança. Presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa. É a hora de unir forças. Ele é a candidatura mais viável.”
Destino
Se vai ser desse jeito, ainda não se sabe. Freixo planeja mesmo deixar a Alerj, mas mira a Câmara dos Deputados, em Brasília. Por ser o puxador de votos do Psol, sua candidatura é tida por correligionários como estratégica para que o partido turbine sua bancada de deputados federais.
A cruz e a espada
Outro complicador: caso perca a eleição ao governo, Freixo ficará sem mandato. Por conta disso, o plano original do Psol é lançar o vereador Tarcísio Motta, que só precisará defender seu mandato em 2020. O apoio declarado do PT e do PCdoB será capaz de encorajar Freixo?
Passando a bola
Os pré-candidatos do PT e do PCdoB que, por Freixo, deixariam a corrida eleitoral são Celso Amorim, ex-ministro de Lula, e o comunista Leonardo Giordano.
Fator palanque
Já o PDT terá candidato próprio ao governo. Por conta da candidatura de Ciro Gomes (PDT-CE) à Presidência, o partido não prescinde de ter um nome para o Palácio Guanabara.
Delegada indecisa
A deputada estadual Martha Rocha (PDT) é a mais cotada para a tarefa. Mas, mesmo bem nas pesquisas, ainda está ressabiada.
Agora é oficial
O PRB anunciará o apoio à candidatura de Indio da Costa (PSD) ao governo, depois de amanhã.
Após Romário…
O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho se filiou ontem ao PRB. É cotado para disputar o Senado na vaga do Distrito Federal.
Em memória
A vereadora Talíria Petrone, do Psol de Niterói, esteve ontem na Câmara Municipal… do Rio. Hoje faz uma semana do assassinato de sua correligionária e amiga Marielle Franco.
Vidro fumê
O deputado estadual Bruno Dauaire (PR) quer enrijecer a fiscalização de insulfilm em carros. “Os assassinos de Marielle estavam em um veículo com vidro mais escuro do que o permitido. Isso atrapalha o trabalho da polícia. Vou cobrar que o Detran dê apoio nas blitzes com o aparelho que mede o insulfim”, afirma.
O direito de advogar
Conselheiros do Tribunal de Contas do Município, Thiers Montebello (presidente da Corte), Felipe Puccioni e Luiz Antônio Guaraná se reuniram ontem com o presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB). Em pauta, o direito de os procuradores do TCM advogarem fora do tribunal — o que hoje não é permitido.
Preservação das raízes
Marcelo Crivella (PRB) lança hoje, no Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o ‘Circuito das Memórias Afetivas’, que levará alunos da rede municipal a locais que retratam a conexão Rio-África.