Tendo na mesa a possibilidade concreta de uma candidatura própria, o PT de Salvador está intensificando os debates internos e o planejamento para as eleições municipais na capital. No sábado (1º), houve uma reunião na Zonal de Itapuã. Nesta segunda, o tema vai ser tratado na reunião da Executiva ampliada, marcada para a segunda-feira (3), às 18h30, na sede do Sindquímica. Vão participar membros do diretório municipal, presidentes das zonais, integrantes das secretarias setoriais e candidatos a vereador nas eleições de 2020.
O PT da capital ainda não tem um prefeiturável com o nome na rua, como o PCdoB com a deputada estadual Olívia Santana e o PSB com a deputada federal Lídice da Mata. Entre os nomes apontados estão a sociólga Vilma Reis – pré-candidata em 2020 – e até uma entrada no partido do atual vice-governador e atualmente governador em exercício,Geraldo Jr. (MDB), hipótese levantada pelo vereador Tiago Ferreira no último Carnaval. A expectativa do governador Jerônimo Rodrigues (PT) é de uma candidatura única da base aliada.
“Após as vitórias grandiosas de Lula e Jerônimo, é hora de debatermos o nosso projeto para Salvador. Estamos dialogando com a base e identificando os principais pontos que serão apresentados à executiva”, afirmou o atual secretário-geral do PT de Salvador e um dos principais articuladores das eleições 2024, Ademário Costa.
Atual presidente municipal, Cema Mosil destacou a importância dos debates com a base. “Nossa agenda de atividades já está em construção e a participação de todos e todas é fundamental,” disse a dirigente. O encontro na zonal de Itapuã contou também com o secretário municipal de combate ao racismo Beto Pretto, a vereadora Marta Rodrigues, o ex-presidente do PT Bahia, Everaldo Anunciação, e o vereador Arnando Lessa.