Três fábulas africanas narradas por um quinteto de jabutis-griôs-brasileiros compõem o enredo do espetáculo infanto-juvenil “O Jabuti e A Sabedoria do Mundo”, atração do projeto Dominguinho em Casa do próximo domingo, 9 de agosto. As histórias contadas na peça têm o objetivo de levar o público à reflexão sobre condutas e comportamentos sociais, colocando em discussão temas como racismo, intolerância religiosa e destacando o legado do povo africano no Brasil.
Na peça, o quinteto de jabutis-griôs-brasileiros reúne-se aos fins de tarde na sombra do pé de Irôko, da árvore sagrada, para contarem histórias de África, lendas passadas de geração em geração, vividas por seus antepassados em um tempo antes do nosso, um tempo ancestral. No primeiro conto, Ossain, conhecedor do poder das folhas, detentor de todos os segredos, recebido do próprio Olodumaré, descobre que Xangô quer tomar seu poder e esconde as folhas numa cabaça colocando-a no topo do Iróko. A segunda história é sobre um sábio e respeitado Jabuti que ao viajar pelos reinos do continente africano vai roubando e levando consigo a sabedoria e histórias dos lugares por onde esteve, acreditando que, com isso, deteria poder, respeito e dinheiro. Por último, O Caçador Serpente conta a história de um ancião caçador que em África consegue uma porção – dada por uma feiticeira – que lhe transforma em uma enorme serpente, permitindo que ele cace como na sua juventude.
No palco, os atores revezam-se na interpretação dos jabutis griôs, contadores de histórias, e das personagens dessas mágicas fábulas: a avó, o avô, bisavô, tataravô, feiticeira, caçador-serpente e orixás.
“O Jabuti e A Sabedoria do Mundo” é uma realização da Cooxia Coletivo Teatral, com direção e organização dramatúrgica de Guilherme Hunder e direção musical de Felipe Pires. No elenco, os atores Igor Nascimento, Johsi Varjão e Larissa Libório. A atração ficará disponível no canal do Sesc Bahia no YouTube até 11 de agosto.