Com balões nas mãos a garotada da Escola Municipal Catarina de Sena, na Itinga em Lauro de Freitas, recebeu, nesta quarta-feira (16), a equipe técnica da Secretaria de Trânsito e Transporte e Ordem Pública (SETTOP) para, através do projeto Trânsito nas Escolas, aprender mais sobre as leis do tráfego, comportamentos adequados de pedestre e condutores além da instrução para que os estudantes se tornem agentes multiplicadores nas comunidades em que vivem.
A diretora do Departamento de Educação para o Trânsito da SETTOP, Helena Santos, conta que apesar da iniciativa fazer parte do calendário de ações do setor e ser inserida na rotina dos alunos em escolas diferentes a cada semana durante todo o ano, neste mês o projeto foi intensificado na programação do Maio Amarelo. “Integramos ao Movimento Maio Amarelo, que acontece em vários lugares do país e do mundo visando chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o projeto Trânsito nas Escolas que tem cunho educativo. Nosso objetivo é preparar as crianças para terem mais segurança no seu dia-a-dia e contribuir na formação de seus valores, respeitar as leis de trânsito”, disse.
Durante as mini-palestras, os agentes usam recursos áudio visuais para facilitar a compreensão dos pequenos. “Falamos de forma leve e descontraída sobre uso do cinto de segurança e cadeirinha, travessia na faixa de pedestre, atenção ao atravessar a rua. Além disso, distribuímos material educativo voltado para crianças. Pedimos que eles se tornem multiplicadores, fiscalizando os adultos, chamando a atenção deles quando cometem infração, como falar no celular ao volante, beber e dirigir”, contou.
Jornalista Giovana Reyner