Profissionais da saúde de Lauro de Freitas passaram por um curso de capacitação, na manhã desta quinta-feira (28), na Unime. O curso promovido pelo Gabinete do Vice-prefeito, com o apoio Secretaria Municipal da Saúde (SESA), teve como objetivo apresentar um conjunto de estratégias que visam minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas. Com a instalação da Unidade de Acolhimento da Infância e da Juventude (UAIJ), esses profissionais precisam ser capacitados para lidar com esse público.
A SESA, em parceria com a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti – CAPS AD Gregório de Matos, promoveu o painel “O cuidado orientado pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e pela Redução de Danos: da construção histórica aos desafios da prática”. Ao todo, 60 funcionários da área participaram da atividade.
O vice-prefeito Vidigal Cafezeiro alertou para a importância de cuidar dessas pessoas e falou sobre o tratamento dentro do UAIJ. “A unidade de acolhimento infantil é um equipamento muito importante, é da Saúde, e que a gente visa trazer jovens adolescentes que tenham tido passagem pelo uso de substâncias psicoativas. A gente faz com que esse equipamento possa nos ajudar na proteção social, trazendo esses jovens e fazendo com que eles entendam a importância da família”, pontuou. “Com ajuda da saúde, psicólogos, assistentes sociais, a gente faz uma equipe multidisciplinar. A partir daí podemos dar direcionamento quanto a nível escolar e de emprego, para que a gente possa tirar essa possibilidade. O uso de substâncias psicoativas é prejudicial não só para ele e para a saúde, como também para a família”, disse.