Profissionais da saúde de Lauro de Freitas passaram por um curso de capacitação, na manhã desta quinta-feira (28), na Unime. O curso promovido pelo Gabinete do Vice-prefeito, com o apoio Secretaria Municipal da Saúde (SESA), teve como objetivo apresentar um conjunto de estratégias que visam minimizar os danos causados pelo uso de diferentes drogas. Com a instalação da Unidade de Acolhimento da Infância e da Juventude (UAIJ), esses profissionais precisam ser capacitados para lidar com esse público.
A SESA, em parceria com a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti – CAPS AD Gregório de Matos, promoveu o painel “O cuidado orientado pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e pela Redução de Danos: da construção histórica aos desafios da prática”. Ao todo, 60 funcionários da área participaram da atividade.
O vice-prefeito Vidigal Cafezeiro alertou para a importância de cuidar dessas pessoas e falou sobre o tratamento dentro do UAIJ. “A unidade de acolhimento infantil é um equipamento muito importante, é da Saúde, e que a gente visa trazer jovens adolescentes que tenham tido passagem pelo uso de substâncias psicoativas. A gente faz com que esse equipamento possa nos ajudar na proteção social, trazendo esses jovens e fazendo com que eles entendam a importância da família”, pontuou. “Com ajuda da saúde, psicólogos, assistentes sociais, a gente faz uma equipe multidisciplinar. A partir daí podemos dar direcionamento quanto a nível escolar e de emprego, para que a gente possa tirar essa possibilidade. O uso de substâncias psicoativas é prejudicial não só para ele e para a saúde, como também para a família”, disse.
Daniele Almeida é coordenadora de saúde mental (SESA) e foi a responsável por pleitear o curso. “Nosso município tem um equipamento que está se credenciando, se habilitando para atendimento. Para estar em funcionamento, a gente precisa desses profissionais, que são chamados de redutores de danos. Não tínhamos na cidade, então nós pleiteamos essa capacitação junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que nos forneceu, em parceria com a Aliança de Redução de Danos do CAPS AD Gregório de Matos, que atua como unidades escolas para que possamos trabalhar com os nossos munícipes”, explicou.
A assistente social Elizabete Dantas ressalta a importância de saber lidar com essa população que, segundo ela, tem os mesmos direitos que qualquer cidadão. “O objetivo dessa capacitação é fortalecer o cuidado em liberdade, o protagonismo dos usuários e usuárias de substâncias, fortalecer a lógica do cuidado e esse curso vem muito nesse sentido. É entender que as pessoas têm direitos, que elas merecem ser cuidadas nos seus territórios e que os serviços precisam se adaptar a essa nova realidade. Então, eu espero que o curso seja produtivo e que o controle seja fortalecido, a partir desses espaços de encontros e de construção”, apostou.