Foto: ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Os professores orientadores de projetos de iniciação científica, que estão sendo apresentados durante a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), serão premiados pela Secretaria da Educação do Estado. O prêmio integra a programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que está acontecendo até sexta-feira (8), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia), no bairro do Barbalho, em Salvador. A premiação dos professores será nesta quinta-feira (7), às 16h30, no Teatro do Iceia, juntamente com a premiação dos projetos estudantis da Feciba.
“Lançamos esta premiação para reconhecer as práticas pedagógicas dos educadores, no âmbito do Programa Ciência na Escola, pois sabemos da dedicação dos nossos professores na orientação e acompanhamento dos estudantes nos projetos de iniciação científica. A Feciba é um espaço que dá visibilidade a este fazer Ciência em sala de aula, onde os estudantes e professores estudam, pesquisam e até encontram soluções para problemáticas dos Territórios de Identidade onde eles vivem”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
Concorrem ao Prêmio Professor Destaque dez relatos de experiências pedagógicas exitosas, escolhidos por um júri especializado entre os 240 trabalhos que foram selecionados e estão sendo apresentados na Feciba 2018. Os docentes já apresentaram oralmente os projetos de práticas inovadoras, dos quais foram orientadores e os projetos podem ser votados pela internet.
O professor premiado ganhará uma formação em uma instituição de renome do país para qualificar a sua prática pedagógica, segundo afirmou a coordenadora do projeto Ciência na Escola, Shirley Costa. Para a coordenadora, a premiação é um incentivo a mais para os educadores. “Esta premiação também serve para motivar professores e estudantes, na trilha do conhecimento científico e para nos inspirarmos nos inúmeros projetos de pesquisas submetidos à Feciba e que, portanto, precisam ser divulgados e socializados para que possamos, juntos, criar uma corrente colaborativa em prol da educação científica e empreendedora”, ressalta a gestora.
Feciba
A Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia visa estimular os estudantes da rede estadual no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. A iniciativa envolve estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio e da Educação Profissional e Tecnológica. Nesta edição, foram submetidos 404 projetos de iniciação científica, dos quais 240 foram selecionados, envolvendo 480 estudantes (dois em cada trabalho) e de 240 professores orientadores. Dentre os principais temas abordados, destacam-se meio ambiente, sustentabilidade e empreendedorismo social.
Confira os professores selecionados no Prêmio Professor Destaque Ciência na Escola 2018:
Adaltro José Araujo Silva, de Valente (NTE 4)
Carla Vanesca Rabelo Ollandezos, de Lauro de Freitas (NTE 26)
Gilsiane Brito Leão de Oliveira, de Itaberaba (NTE 14)
Jeane Matos Araújo Lima, de Conceição do Coité (NTE 4)
Joyce Silva Oliveira, de Tanque Novo (NTE 13)
Maria Aparecida Conceição Nunes, de Sobradinho (NTE 10)
Matheus Oliveira Póvoas, de Almadina (NTE 5)
Nubia Nadja Batista Da Silva, de Serrinha (NTE 4)
Thaís Andrade Silva Leto, de Poções (NTE 20)
Thereza Angélica Silva Santos de Matos, de Itabuna (NTE 5)
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado