Professor Gildásio Freitas , Historiador , esteve hoje na rádio Panorama FM e deu uma aula de História .
Num papo tranquilo professor Gildásio falou de Santo Amaro de Ipitanga até chegar a Lauro de Freitas com pitadas sobre a reforma Protestante , as Guerras mundiais e claro a colonização do Brasil enfatizando a Bahia desde a Chegada de Tomé de Souza .
Santo Amaro de Ipitanga ou do Ipitanga tem este nome em função do Rio Ipitanga ‘ Água vermelha ‘ assim chamado pelos Índios . Santo Amaro de Ipitanga viveu momentos áureos com a ciclo da cana de açúcar e quando aparece o Ouro nas Minas Gerais passa a ser velhas e esquecidas fazendas . Volta a bombar na primeira guerra mundial com o campo de viação hoje Aeroporto Intencional Dois de Julho , mas é com a Segunda Guerra que a hoje Lauro de Freitas é fortemente habitada com os militares da Base Aérea , homens que vem dos quatros cantos e aqui constituem famílias .
Em 1962 é Emancipada com 276 km2 e hoje se resume a 53 Km2, lembrado que o Aeroporto já foi nosso. Santo Amaro de Ipitanga logo depois de Emancipada é transformada em Área de Segurança nacional e somente em 1985 volta a respirar a Liberdade .
Hoje nossa Lauro de Freitas é esta potência econômica administrada por nossa Prefeita Moema Gramacho e a cada dia mais próspera e com seu povo feliz , concluiu o mestre Gildásio .