Cogitado como provável candidato a Deputado Estadual Estadual, o professor Durval Cerqueira, lança nota oficial declinando de concorrer as eleições deste ano.
Ele afirma que após muitas reflexões e depois de analisar o atual cenário político do país, decidiu adiar o seu sonho de ser candidato neste momento.
Recentemente professor Durval passou a compor a atual gestão do município de Serra Preta, e teria até hoje para se desincompatibilizar do cargo, caso mantivesse sua candidatura.
Segue a nota:
Prezados amigos e prezadas amigas, peço à atenção de todos e de todas!
Estimulado por amigos pessoais, familiares e por ex-alunos, coloquei meu nome à disposição como pré-candidato a Deputado Estadual, sem imaginar a grande repercussão que isto iria gerar. Porém, através desta, venho a público comunicar que depois de um longo e profundo processo de muita reflexão nos últimos meses, considerando aspectos de ordem exclusivamente pessoais não disputarei as eleições deste ano.
Ao longo dos anos em sala de aula e no exercício de cargos públicos, com resultados positivos, acreditei que me lançando neste momento no processo de disputa politica, poderia contribuir ainda mais em defesa de uma educação pública e de qualidade, bem como de políticas públicas voltadas à juventude e a toda população baiana que sofre com a falta de legítimos representantes que defendam de fato o interesse da maioria.
No entanto, tenho visto com certa preocupação o atual cenário de crise política e econômica no Brasil, com recentes escândalos que envolvem a maioria dos partidos e políticos. Esse cenário vem fazendo com que a maioria da população fique desacreditada e revoltada com a classe política. Obviamente que isto é muito ruim, pois se este sentimento de revolta e preocupação não arrefecer nos próximos meses, será a tempestade perfeita para um discurso mais reacionário e extremista. Logo, torno pública a minha decisão de não pactuar deste atual cenário, retirando meu nome do pleito, aguardando também uma reforma política que torne um pouco mais decente as disputas eleitorais no Brasil.
Estou, desde sempre, na estrada do que considero certo, justo, e ético, mesmo que percorrê-la seja um desafio mais
longo e exigente. Fazer parte de um projeto que realiza sonhos coletivos é o que me mobiliza. A coragem e a fé me levam à frente. E estou aqui, hoje, para anunciar mais um passo adiante. Não me furto às decisões, prefiro fazer acontecer a esperar para ver, porque daí nascem as ações realmente transformadoras. Diante o exposto, comunico a todos que recebi de forma espontânea e muito gentil e aceitei o convite (o qual agradeço com muito apreço) do prefeito de Serra Preta, Rogério Serafim (Aldinho), para compor o seu governo, contribuindo com a educação do município, assim me disponho a ajudar na construção de uma agenda positiva (não só na educação) que leve em consideração o fortalecimento e o crescimento da nossa terra.
Por fim, agradeço de coração a cada apoio demonstrado por todos, cada gesto de carinho e encorajamento ao mesmo tempo que peço a compreensão e sensatez de todos, porque sempre digo que nada esta feito tudo está por se fazer. Tudo passa pelo processo da construção e se errarmos um tijolo e necessário voltar atrás para corrigi-lo e continuar a obra. Estamos apenas adiando um sonho, mas nesse processo longo de tantas caminhadas grandes surpresas e novidades serão vistas.