Equipes da Defesa Civil de Lauro de Freitas continuam em alerta por conta do grande volume de chuvas que têm ocorrido no município desde o início desta quinta-feira (8), chegando a 106 mm em alguns pontos da cidade. A previsão até a próxima segunda-feira (12) é de muita chuva, cerca de 90 mm, o que eleva o risco em alguns pontos críticos do município. Até o final da tarde desta sexta-feira (9) não foram registrados pontos de alagamentos, deslizamentos de terra ou famílias desabrigadas.
Lauro de Freitas é cortada por cinco rios e mais de 60 córregos, em razão dessa característica, em momentos de muita chuva é preciso que as equipes permaneçam em estado de alerta, ainda que a Prefeitura desenvolva preventivamente uma série de ações para evitar problemas decorrentes dos períodos chuvosos, como o monitoramento de áreas de risco e a desobstrução de córregos, canais e bueiros, ação realizada rotineiramente pela gestão municipal.
Obras estruturantes também estão sendo executadas em Lauro de Freitas para minimizar os problemas enfrentados pelo município nos períodos de muita chuva, como a macrodrenagem do Rio Ipitanga, em execução pelo governo do estado em parceria com a prefeitura, e da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus no centro da cidade, que está sendo realizada pela gestão municipal e vai quadruplicar a capacidade do escoamento das águas pluviais por meio do canal.
Estas obras, mesmo não estando 100% concluídas, já têm diminuído os problemas em alguns pontos críticos de alagamentos da cidade, a exemplo da Avenida Beira Rio, que historicamente registrava grandes alagamentos. Nas últimas chuvas, o nível do rio foi contido pelos reservatórios de amortecimento da macrodrenagem do Rio Ipitanga, três deles já concluídos, de um total de seis.
Em caso de emergências relacionadas às chuvas, a população deve fazer contato por meio dos telefones 199, 3288-8628 e 9 9983-6678 da Defesa Civil, além do 156 do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que monitora pontos críticos e de maiores movimentos através das mais de 300 câmeras espalhadas pelo município. O CIMU e a Defesa Civil atuam em regime de plantão 24h.
Jornalista: Rodrigo Castro
Foto: Lucas Lins
09/04/2021
——————l
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação – 3288-8371 www.laurodefreitas.ba.gov.br
Mara Campos – Superintendente de Comunicação
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo