Fundador, presidente e CEO da BYD, o chinês Wang Chuanfu afirmou nesta segunda-feira (9/10) que o grupo escolheu Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, porque quer transformar o local no Vale do Silício, em alusão à região localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, que se destaca por concentrar empresas de tecnologia
“Vamos instalar centro de pesquisa nessa cidade, desenvolver novas soluções para a transição verde e novos jeitos de movermos veículos. O Brasil se tornará uma referência mundial no setor”, afirmou, em pronunciamento realizado no local no qual será instalada a fábrica da BYD, em Camaçari.
No evento, com a presença do vice-governador Geraldo Alckmin, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou um projeto de lei que será enviado para votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Al-BA), garantindo que os carros elétricos produzidos na Bahia, com valor de até R$ 300 mil, fiquem isentos do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
Para veículos acima desse valor, será fixado o percentual de R$ 2,5% para o IPVA, igual ao aplicado aos demais automóveis. Vale destacar que essa medida não se restringe aos veículos da montadora BYD, aplicando-se a qualquer automóvel elétrico, representando um estímulo significativo para a indústria de veículos sustentáveis.
Estamos aqui, hoje, acompanhando e construindo aquilo que é o papel do Estado, de dar incentivos e abrir portas, criando e obedecendo leis com foco na população. Se a BYD nos convoca para construir sonhos, iremos unir esses sonhos. Hoje também, aqui, é um marco de uma nova Bahia, que incentiva e tem se destacado em projetos sustentáveis, com produção marcante de energias renováveis, o que garante mais empregos e geração de renda ao povo baiano”, disse Jerônimo