Rica em vitamina C, potássio e compostos antioxidantes, o morango é uma fruta ideal para incluir nas dietas para diminuir o peso e controlar a diabetes. Os benefícios podem ser ainda maiores quando a escolha é pelo consumo de morangos orgânicos, porém, o que poucos soteropolitanos sabem é que em Salvador, é possível encontrar morangos orgânicos e certificados pelos órgãos competentes oriundos do Sítio Arcanjo, que fica em Morro do Chapéu | Chapada Diamantina, e é pioneiro na produção do morango com todas as certificações que garantem a qualidade do produto.
“Os alimentos orgânicos preservam o meio ambiente. Esse tipo de cultivo auxilia no uso equilibrado dos recursos naturais, protegendo o solo e as águas dos resíduos químicos, mantendo a terra fértil por muito mais tempo e garantindo a pureza dos mananciais”, salienta Adriana Bacelar, CEO da Bora Orgânicos e que conta com os morangos do Sítio Arcanjo no diversificado portfólio da sua empresa. “É importante que o consumidor fique atento às certificações exigidas para garantir a qualidade do produto. Na Bora fazemos toda uma curadoria para garantir que estamos oferecendo o que há de melhor no mercado em que atuamos”, complementa Adriana.
Vale informar que o morango é uma das culturas que lideram, desde o ano de 2002, o ranking dos alimentos mais contaminados por resíduos de agrotóxicos no Brasil. A fruta só perde para o pimentão em quantidade de pesticidas por ser muito frágil e sensível, exigindo um controle maior para combater as pragas. Além disso, os pequenos furinhos da parte externa ajudam a acumular os produtos químicos. Daí a importância de escolher os morangos orgânicos e com as certificações necessárias.