Mais de oito mil beneficiários do Programa Bolsa Família (BF) de Lauro de Freitas são esperados neste sábado (25), nas 16 Unidades de Saúde da Família espalhadas por toda cidade e no Clube Ipitanga, no Centro, para atualizar o perfil das condicionalidades referentes a saúde de crianças, gestantes e mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), que compõem as famílias atendidas pelo programa. Quem não atualizar o perfil pode perder o benefício.
De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, Juliana Queiroz, em Lauro de Freitas há atualmente 10.534 famílias cadastradas no BF. Destas, apenas 1.793 atualizaram as informações referentes à vacinação, peso, crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. “As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê a cada semestre”, enfatiza.
Equipes de Saúde da Família realizarão a pesagem, medição, verificação do pré-natal e cartão de vacinação. Os beneficiários devem levar para o dia do atendimento RG, os cartões do NIS e SUS e também caderneta de vacinas. “As famílias que não comparecerem podem ter o benefício bloqueado”, alerta Juliana.