Na manhã desta sexta-feira (24), Vera Silva, 62 anos, saiu de casa para passar pelo exame rápido que detecta a Covid-19 em menos de 15 minutos. A dona de casa soube pelos vizinhos que a carreta da Saúde estaria no bairro Parque São Paulo e tratou de juntar os documentos para fazer a testagem. Dona Verinha, como é conhecida no local, foi uma das primeiras a chegar e logo foi atendida pelas equipes da secretaria municipal de Saúde.
“Eu não estou sentindo nada, mas como essa doença a gente pode ter e não manifestar sintomas, aproveitei para vir tirar a dúvida”, disse antes de passar pelo procedimento que com apenas uma gotícula de sangue detecta a presença dos anticorpos IgG e IgM produzidos por pessoas infectadas pelo vírus.
Assim como ela, outras 175 pessoas buscaram o exame no local, destas, 27 estavam positivas para Covid-19. “Quem recebeu o resultado positivo e não tem como fazer o isolamento em sua residência, não precisa ficar apreensivo, a Prefeitura direciona esse paciente para a EBDA onde foi montado um centro de acolhimento para pessoas assintomáticas ou com leves sintomas da Covid-19”, explicou a prefeita Moema Gramacho.
A prefeita falou ainda sobre a importância de realizar a testagem. “Para pessoas que estão sem sintomas, fazer a testagem é um ato de amor ao próximo e consigo mesmo, porque se você souber que está com a doença, mesmo sem sentir nada, pode se isolar e impedir que outras pessoas se contaminem, inclusive a próprio família. A única forma que temos atualmente de controlar a contaminação é o distanciamento social e evitarmos aglomeração “, frisou.
As barreiras sanitárias já levaram o teste rápido para todos os bairros de Lauro de Freitas. Mais 5 mil pessoas foram testadas durante as 39 ações, com 1.143 positivas. Somente na Itinga foram 1.133 exames rápidos realizados nas barreiras com as equipes de saúde composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.
Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
24/07/2020
ASCOM/PMLF
www.laurodefreitas.ba.gov.br