Os moradores de Lauro de Freitas já podem ter acesso a emissão do carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) através da plataforma do Governo do Estado – ba.gov.br, anteriormente conhecida como SAC Digital. O município foi o primeiro escolhido para participar do projeto piloto que visa facilitar a vida dos cidadãos, permitindo acesso rápido e fácil aos serviços municipais.
Para ter acesso ao carnê, basta acessar o site ba.gov.br, ir na opção de busca de serviços ou palavra-chave e digitar ‘emissão de 2ª via de IPTU’. Após isso, é necessário fazer o login que também pode ser realizado através da plataforma, que pode ser acessada de qualquer dispositivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar, de forma segura e simples.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda (SEFAZ), Luiz Cláudio Guimarães, outros serviços serão disponibilizados em breve para os moradores de Lauro de Freitas através da plataforma. “Isso estabelece mais um importante canal de comunicação com nossos contribuintes, pois permite que ele tenha mais facilidade na emissão de segunda via do carnê de IPTU. É um primeiro momento que vai estabelecer ainda mais serviços para frente”, afirmou o secretário.
Modernização de processos administrativos
Em março deste ano, a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Governo do Estado anunciaram uma parceria com o objetivo de contribuir para a transformação digital do município, através da ampliação da conectividade, adoção de novas tecnologias e modernização dos serviços públicos.
Com isso, o município também passou a fazer parte de um projeto piloto utilizando a plataforma Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com o objetivo de modernizar os processos da gestão municipal.
A ferramenta oferece diversos benefícios, como acompanhamento online de processos e assinatura de documentos, aumento da produtividade, redução do uso de papel e um sistema intuitivo e estruturado. Todo o conhecimento adquirido será replicado em todos os municípios do estado.