4 de fevereiro de 2025
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Blog do Lau

Prefeitura inicia processo de vistoria do transporte escolar

A Prefeitura de Lauro de Freitas intensifica a segurança dos serviços de transporte escolar com a realização da vistoria anual dos veículos, que este ano ocorre na Base de Transportes, localizada na Avenida Santos Dumont, na Estrada do Coco, ao lado da base do Corpo de Bombeiros. O processo busca assegurar que todos os carros estejam em conformidade com os padrões de segurança exigidos, garantindo a proteção das crianças e adolescentes que dependem deste serviço para seu deslocamento escolar.

Nesta terça-feira (4/2), o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Sapucaia, destacou a importância da iniciativa. “Com a vistoria, a Semob está fazendo a sua parte em garantir a segurança das crianças e adolescentes. Este processo proporciona mais tranquilidade aos pais, sabendo que seus filhos estão sendo transportados de forma segura e regulamentada”, afirmou. Ele acrescentou que a vistoria é um compromisso da secretaria com a qualidade e a segurança no transporte escolar da cidade.

Jainira Souza, permissionária do Transporte Escolar Tia Jai e Tio Rafa, que atua há 10 anos nesta área, também compartilhou sua perspectiva. “Procuramos sempre estar em dia com a vistoria para que nosso serviço seja visto de forma positiva e para garantir a qualidade que prometemos aos pais”, disse Jainira. Ela enfatizou que a regularização e o cumprimento dos requisitos são fundamentais para a confiança no seu serviço.

Durante a vistoria, os técnicos verificam as condições de segurança do veículo como pneus, tacógrafos, emplacamento, freios, câmera de ré, entre outros itens. De acordo com a pasta são esperados 394 permissionários e a gestão pede que não deixem de realizar o procedimento no prazo de encerramento. O processo começou nesta segunda-feira (3/2) e segue até o dia 17 de fevereiro.

André Dellezzothe, motorista há 20 anos, aprova a iniciativa da prefeitura. “É importante fazer esse procedimento para garantir a segurança das crianças e os pais devem ficar atentos em buscar os transportes legalizados para transportar seus filhos”, disse.
Os documentos exigidos para a vistoria incluem foto 5×7, habilitação categoria D, título de eleitor, comprovante de residência, curso específico de transporte escolar, nada consta de antecedentes criminais, nada consta da CNH, documento do veículo (CRLV), aferição do tacógrafo e atualização do GNV. A taxa para renovação do transporte escolar é de R$ 195,67, e a taxa para a vistoria é de R$ 123,26, enquanto o registro do condutor auxiliar tem o custo de R$ 78,00.

A vistoria acontece das 08h às 17h, e está aberta para todos os operadores de transporte escolar do município que desejam renovar ou registrar seus veículos e garantir a continuidade de seus serviços dentro das regulamentações municipais.

Inicialmente foi divulgado que a vistoria seria realizada no Ginásio de Esportes do município, localizado na Rua Euvaldo Santos Leite, no entanto, em virtude do funcionamento do sistema, foi necessário manter a ação na Base de Transportes, na Avenida Santos Dumont.

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