Ao som do Coral Aquarela, formado por jovens do Programa Forças no Esporte (Profesp), mantido pela Base Aérea, a Prefeitura de Lauro de Freitas inaugurou, neste sábado (3), o Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania, no Centro. O equipamento abriga 16 órgãos em um só espaço. São oito casas onde vão funcionar os conselhos sociais, a sede da Ronda Maria da Penha, Conselho Tutelar, o Centro em Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A prefeita fez um resgate da luta pela criação dos conselhos na Bahia e do pioneirismo de Lauro de Freitas na criação e manutenção de espaços de controle e participação popular. A prefeita destacou o quanto estava feliz em poder transformar aquela área em um lugar voltado à segurança e cidadania. Moema fez questão de visitar cada uma das casas e se certificar de que a estrutura vai possibilitar o bom funcionamento de cada órgão.
Os secretários municipais também destacaram a valorização dos conselhos em Lauro de Freitas, fruto de um projeto de gestão que tem o compromisso de ouvir a população. A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Huldaci Santana, agradeceu a parceria de todas as secretarias municipais que se uniram para concretizar o Espaço Aldeias.
“Esse é um trabalho de equipe, um projeto de inclusão e referência e que conta com a sensibilidade de uma prefeita que sempre apoiou as causas sociais”, destacou. O ambiente acolhedor de cada unidade, pintada em diferentes cores, ganhou o reforço na área externa de objetos da Oficina de Reciclagem da Secretaria de Serviços Públicos (SESP). As esculturas de animais e lixeiras confeccionadas com pneus velhos chamava a atenção de todos.
Durante o ato de inauguração, as vereadoras Naide Brito e Luciana Tavares colocaram a Câmara Municipal de Lauro à disposição da Prefeitura sempre que houver iniciativas como essa e parabenizaram todos os envolvidos no projeto. O vereador Isaac de Melchior e representantes da Polícia Militar também acompanharam a inauguração.
Desde 2018 que a prefeita Moema Gramacho externou o desejo de transformar aquele local num espaço social e de segurança. Neste mesmo período, a prefeita assinou a prorrogação do Termo de Colaboração de Acolhimento Institucional garantindo o funcionamento das Aldeias Infantis SOS, que já ocupava o local e há 20 anos presta serviço de acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social.
A instalação da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar foi o início da concretização do Espaço Aldeias. No local funciona ainda o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
Entenda como estão distribuídos os órgãos:
Casa 1- Conselho Tutelar
Casa 2 – Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA)
Casa 3 – CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Casa 4 – CRESAN (Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional), e o COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional)
Casa 5 – Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Conselho Municipal de Juventude (CMJ) Conselho Municipal de Política Ambiental Integrada (COMPAI), Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPAI) e o Conselho Municipal dos Portadores de Necessidades Especiais (CMDPNE)
Casa 6 – Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS) e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE)
Casa 7 – Medicina do Trabalho
Casa 8 – Sede da Ronda Lei Maria da Penha e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM)
Jornalista Mariana Cedrim
Foto Edgard Copque
ASCOM/PMLF
03/08/2019
tel: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br