Alunos matriculados nos cinco colégios do pólo educacional de Areia Branca começaram a receber, nesta terça-feira (31), tablets equipados com plataforma de ensino à distância e internet. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (31) em live transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Lauro de Freitas. A prefeita Moema Gramacho detalhou como será realizada a distribuição dos 19.500 tablets para alunos e 1.800 para professores, gestores e coordenadores da rede
Além dos mais de 360 tablets que estão sendo distribuídos nesta terça-feira para os alunos do pólo de Areia Branca, a Prefeitura já entregou 878 para professores, gestores e coordenadores de mais de seis polos. Nesta quarta-feira (1), serão disponibilizados os equipamentos para os alunos das escolas que compõem o polo de Vida Nova. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), as entregas não serão interrompidas até que todos os equipamentos sejam entregues.
Os 21.300 tablets adquiridos com recursos dos precatórios do FUNDEF já foram entregues à Secretaria de Educação pela empresa licitada. Durante a live, a prefeita explicou as etapas pelas quais os equipamentos têm de passar antes de chegar às mãos dos alunos. Primeiro é instalada a plataforma educacional, depois um chip que garante o acesso à internet, além da colocação das etiquetas com número de série e do tombamento da Prefeitura. Só depois estão prontos para serem distribuídos.
Fundamentais durante a pandemia do novo coronavírus, quando as aulas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas estão sendo realizadas remotamente, os tablets fazem parte de um projeto que coloca a tecnologia como aliada da educação, conforme destacou a prefeita Moema Gramacho durante a live.
“Mesmo antes da pandemia já estávamos planejando a implantação de um sistema integrado de educação, tendo como ponto de partida o uso da tecnologia, que atualmente é a base para quase tudo. É claro que a pandemia intensifica este processo, porque precisamos suspender as aulas presenciais, mas mesmo depois que superarmos este momento, os tablets vão possibilitar novas metodologias, e uma melhor ilustração das aulas para nossos alunos”.
A prefeita também repudiou a ação de vereadores de oposição que têm divulgado fake news sobre o processo de licitação para compra dos tablets. “Todo o processo foi realizado dentro da legalidade”, reforçou. A empresa vencedora participou de pregão eletrônico de âmbito nacional por meio do Banco do Brasil. Durante todo o processo, não houve apresentação de nenhum recurso que impedisse a continuidade da licitação ou levantasse suspeitas sobre a legalidade de todo o processo.
Durante a live, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Vânia Galvão, do vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, e da coordenadora de educação básica do município, Cristina Kavalkievicz, também foi veiculado um vídeo da visita do presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, o vereador Edivaldo Ferreira da Silva, à sede da SEMED para conhecer de perto as etapas que antecedem a distribuição do equipamento
“Esta logística de distribuição, com instalação de número de série e tombamento é boa, porque certifica que um equipamento do poder público municipal será distribuído para os alunos da rede. Estes tablets vão ajudar na formação educacional deles”, declarou o vereador, que também chamou atenção para a necessidade dos alunos cuidarem do equipamento, evitando que seja danificado.
Jornalista: Rodrigo Castro
Fotos: Danilo Magalhães
31/08/2021
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação