Devido aos altos índices da Covid-19 no estado (com 80 % dos leitos de UTI ocupados), o governador Rui Costa (PT) decretou lockdown . A Prefeitura de Cachoeira seguirá a determinação do Governo do Estado, porém, com algumas adequações à realidade do município.
Está proibida a permanência e o trânsito em vias, praças e locais públicos entre 20h e 5h, a partir de hoje (26) até 01 de março, exceto para servidores que atuam em unidades públicas ou privadas de saúde e segurança. Ficam autorizados neste mesmo período somente o funcionamento de serviços essenciais, relacionados à saúde, incluindo de enfrentamento da pandemia; comércio de alimentos; feira livre e segurança.
Já os serviços de delivery de alimentos poderão ter o funcionamento estendido até às 24h. E está vedada a venda de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento, inclusive por sistema delivery.
Também está suspensa a prática de atividades esportivas coletivas profissionais ou amadoras durante o período.
E estão proibidos, independente do número de participantes, eventos desportivos; aulas de academia de dança e ginástica; cerimônias, inclusive religiosas, eventos recreativos etc.
“Estamos num momento muito desafiador da pandemia da Covid-19 no Brasil e na Bahia. Precisamos da cooperação de todos”, afirmou a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos). A administração pública vai adotar medidas de fiscalização para garantir o cumprimento das medidas.