A proposta de modernização do transporte público de Lauro de Freitas – já prevendo a integração ao metrô – foi apresentada na noite desta segunda-feira (21), aos permissionários de táxis e de micro-ônibus do município, em reunião realizada no Terminal Turístico de Portão. “Estamos aqui para iniciar este processo administrativo de forma democrática, proporcionando condições jurídicas para a prestação do serviço. Nossa meta é ordenar os sistemas de transporte público de forma integrada e legalizada”, explicou a prefeita Moema Gramacho.
A gestora explicou que serão abertos processos licitatórios para os sistemas. No modal táxi, a cidade possui hoje em atividade 318 veículos e 48 que estão sub judice. Com a execução do certame o número de vagas será ampliado podendo atingir 396 permissões. “Reuniões como esta serão realizadas periodicamente. Queremos tirar dúvidas e ouvir sugestões”, disse.
Segundo o secretário do Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Olinto Borri, a reestruturação do sistema de transporte público também prevê o ordenamento dos pontos de táxis, a capacitação periódica dos condutores e avaliação da frota em períodos pré-determinados. “O Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado com a categoria em 2014, será avaliado e as medidas legais cabíveis acordadas por este documento deverão ser mantidas”, frisou Borri.
O presidente da Rodataxi, Djalma Santos considerou a reunião positiva. “Nós vemos que há um interesse da Prefeitura em regularizar a situação. Estamos otimistas quanto ao processo”.
Mudanças também ocorrerão no sistema de transporte alternativo complementar hoje executado pela Translauf e Coopelotação. Para este modal, a Prefeitura fará concorrência pública para a outorga de permissões a pessoas físicas. O novo sistema funcionará de forma integrada ao metrô. Olinto explicou que para isso será criado o bilhete único que dará acesso às linhas metropolitanas, da capital e do sistema metroviário pelo período de até uma hora. A previsão é que em dezembro a integração esteja funcionando. “Um TAC permitirá a iniciação da bilhetagem eletrônica”, completou Borri.
Em Lauro de Freitas existem 255 permissões para este tipo de transporte. A reestruturação prevê ainda a organização das linhas classificadas em Leste – que transitam em Areia Branca, Vida Nova, Itinga e Portão – e Oeste – que inclui o Centro, Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. “Nós queremos um transporte de qualidade para a nossa população. Micro-ônibus com wi-fi e acessibilidade para idosos e cadeirantes”, ressaltou Olinto.
Após a elaboração, o Projeto de Lei (PL) para execução das licitações será enviado à Câmara Legislativa onde será votado. Aprovado o PL, os atuais permissionários de taxi terão 18 meses para se organizar de acordo as normativas da lei. “Este ato judicial dará estabilidade legal ao trabalhador. Tudo será muito bem estudado com a participação dos permissionários”, explicou o subprocurador geral do município. Henrique Tanajura.
Fonte: ASCOM PMLF