A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública, apresentou um balanço de ações relacionadas ao trabalho desenvolvido pelo grupo de salvamento aquático, neste primeiro mês de gestão da prefeita Débora Regis.
De acordo com a coordenadoria da Defesa Civil, o mês foi considerado tranquilo, sem registro de ocorrência fatal. Conforme relatório apresentado, 127 ações foram relacionadas ao trabalho de prevenção, que refere-se ao alerta que os agentes emitem ao banhista, com apitos, gestos, ou orientando pais e/ou responsáveis, quando o indivíduo está em uma zona de perigo.
O órgão também registrou cinco casos de crianças perdidas entre as praias de Buraquinho e Ipitanga, neste mês de janeiro. Um número equivalente baixo, levando em consideração, que neste mês, a orla fica mais movimentada, quando recebe moradores e turistas, que aproveitam o período de férias para curtir a estação mais quente do ano.
No relatório ainda há o registro de 34 resgates, três ocorrências de primeiros socorros, três acidentes com animais marinhos e três afogamentos. No total, 46 salva-vidas atuam nos 4,5 quilômetros de praia, espalhados em 10 postos. O órgão dispõe também de um coordenador que faz patrulhamento com moto.