O sinal amarelo em relação ao coronavírus foi acesso em Salvador. A afirmação foi dada, na manhã desta segunda-feira (5/10), pelo prefeito ACM Neto (DEM), em entrevista coletiva à imprensa. De acordo com o gestor municipal, houve um aumento de 10% da média móvel do número de casos.
“Precisamos ter bastante atenção quanto aos novos casos. Na semana passada, houve um aumento da média móvel do número de casos a partir do primeiro dia do sintoma. Isso serve para acender a luz amarela. Um aumento de 10%. Não é nada pra assustar, mas que precisamos ter atenção. Vamos ver essa semana, se a leve subida dos casos foi algo pontual ou se é algo que pode mostrar uma tendência”, ressaltou Neto.
O prefeito se mostrou ainda bastante preocupado com a situação vista em Paris e outros países na Europa. A partir de amanhã (6/10), por exemplo, a capital francesa terá bares fechados após registrar um crescente aumento do número de casos da doença.
“Eu acompanhei ontem que a França determinou o fechamento dos bares, a Espanha lockdown. Uma série de lugares do mundo com aumento do número de casos. Tudo isso serve para acender a luz amarela. Tivemos um fim de semana tranquilo. No sábado, um dia tranquilo nas praias, coisas pontuais, nada que preocupe. Ontem, em Itapuã e Piatã já precisou ter a presença da Guarda Municipal. Em geral, tudo aconteceu bem”.
Na ocasião, Neto adiantou que três praias, que estão interditadas, deverão ser liberadas na próxima quarta-feira (7/10). “As praias do Canta Galo, Boa Viagem e Amaralina é provável que a partir de quarta-feira, reabriremos para o uso apenas durante a semana. No entanto, nós estendemos por mais uma semana, a praia de Piatã onde tivemos problema ontem”.