O Ministério Público da Bahia (MPBA) apresentou, na terça-feira (16), denúncia contra o prefeito reeleito da cidade de Gandu, Leonardo Barbosa Cardoso e seu vice Joilson Souza, por abuso de poder econômico, durante a campanha eleitoral.
Tambêm foram denunciados pelo MPE Deway Guimarães Pereira, Marcos de Araújo Costa Neto, o empresário Nelson Leite Leal e Milena Leite Leal.
A ação foi motivada por denúncias e agravada pelo fato testemunhado pelo representante do Ministério Público Eleitoral, Fábio Silva de Souza, que no último dia 15 de novembro estranhou a longa fila de carros para abastecimento no Posto de Combustível Leite Leal. Souza estranhou que os motoristas, na grande maioria, usavam, ao invés de cartão ou dinheiro, ordens de abastecimento.
O ilícito ficou constando no mesmo dia, durante cumprimento de mandato de busca e apreensão ao posto, onde foram encontradas centenas dessas ordens de pagamento, muitas delas em nome do vice-prefeito Joilson Souza.
Segundo a Promotoria destacou no processo, quase todas as pessoas que chegavam para abastecer estavam com adereços do “grupo amarelo” que identificava a campanha dos denunciados.
O MP identificoi, no período de setembro à novembro, 3.941 ordens de abastecimento de combustível. Cada uma autorizava o o fornecimento de R$ 26,00 combustível.
Ficou constatado que 11 de novembro foi de pico de vendas no estabelecimento. “No dia seguinte, aconteceu a carreata dos apoiadores do “grupo amarelo”, observou trecho do texto apresentado à Justiça.