O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), que concorre à reeleição, o vice, Dalvadísio Lima (PDT), e a candidata à vereadora, Irmã Sirleia (Republicanos), foram alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apura um suposto abuso de poder econômico e político no período eleitoral em Itamaraju.
Conforme a ação assinada pelo advogado representante do PRTB, Antonio Pitanga Nogueira Neto, os candidatos teriam distribuído caixas de água para os eleitores da cidade. Na ação, a defesa apresentou vídeos e publicações nas redes sociais que mostram uma promessa de entrega de mais de 200 caixas d’água aos moradores do bairro Vista da Pedra. Contudo, por ser ano eleitoral, isso não é permitido pela legislação.
Ainda de acordo com a ação, a pré-candidata Irmã Sileia teria realizado o cadastro dos beneficiários para recebimento das caixas. A defesa afirma que ela teria solicitado até os números de títulos dos eleitores e demais documentos.
O advogado Antonio Pitanga ainda requereu à Justiça a condenação dos suspeitos, tendo solicitado a cassação do registro de candidatura e a decretação dos efeitos de inelegibilidade por oito anos de todos denunciados. Se condenados todos poderão ficar fora da disputa eleitoral ou ainda ter os diplomas cassados, caso sejam eleitos.