O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, se irritou com as
demissões de profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lauro de Freitas. Magalhães acusou o prefeito Márcio Paiva, que também é médico, de ser um “genocida” por permitir a redução no atendimento. ” O prefeito desativa o serviço que é a salva vida das pessoas, o Conselho Regional de Medicina deveria cassar o registro médico dele. O prefeito de Lauro de Freitas é um genocida. Estamos no pior momento da vida do Brasil”, disse.
Segundo o Sindimed, a situação é encontrada em outras cidades do interior. “Os prefeitos que perderam a eleição dispensam os profissionais e os que se elegeram cometem o mesmo crime para regularizar as contas. A população fica exposta, o individuo que tem uma insuficiência renal, todos eles ficam expostos devido a irresponsabilidade dos gestores”, completou.
Em nota divulgada no dia 11/10(terça-feira), a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) informou que a equipe será remanejada até a próxima semana, dentro do quadro de 200 médicos que a prefeitura possui. A Sesa ainda informou que os médicos demitidos tinham contrato temporário, e que as demissões são devido a adequação orçamentária determinada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. porém na sexta-feira (14/10), uma ambulância dos serviços de urgências lotada em Salvador foi acionada para prestar socorro na cidade.
Segundo o coordenador de urgência e emergência de Salvador, Ivan Paiva, por volta das 9h de hoje, a unidade recebeu um chamado de Lauro de Freitas e teve que enviar uma ambulância da base localizada na Faculdade Unijorge, na Avenida Paralela. “Era um chamado de um paciente com infecção generalizada. Não posso mandar um técnico realizar esse atendimento, precisa ser um médico”, afirmou Ivan.
Confira a nota completa da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas:
Os cincos profissionais médicos, contratados, receberam na manhã dessa terça-feira, 11 de outubro de 2016, a informação para comparecerem ao setor de Recursos Humanos deste órgão na próxima quinta-feira (13);
Os referidos profissionais integram a equipe da Unidade de Saúde Avançada (Usa) do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) através de contrato temporário;
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas busca a adequação orçamentária determinada pela Lei de Responsabilidade Fiscal. As medidas administrativas eventualmente empregadas para alcançar tal objetivo não afetarão a prestação de serviços ou atendimento à população. Insta ressaltar que o serviço da USA não será prejudicado pelo eventual desligamento de qualquer profissional da equipe, uma vez que atualmente a prefeitura conta com mais de 200 médicos, havendo dessa forma, efetivo pessoal disponível para suprir a necessidade de carga horária demandada pelo serviço.
A cidade de Lauro de Freitas recebeu investimentos do Governo do Estado para o SAMU na gestão Márcio Paiva, sendo contemplada com ambulância 4×4 em 2013. E em 2015, recebeu ambulância avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), utilizadas para o transporte de pacientes com quadros clínicos de maior complexidade.
A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Saúde (SESA), recebeu do Ministério da Saúde uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ambulância é uma caminhonete 4×4, com tração nas quatro rodas, que facilitará a prestação do serviço nas ocorrências de urgência e emergência em locais de difícil acesso da cidade. A entrega foi realizada pelo governador Jaques Wagner na manhã desta quinta-feira, 9 de maio de 2013, no pátio da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e contou com a presença do prefeito Márcio Paiva, do secretário de Saúde do município, Bruno Barreto, do chefe de gabinete, Edmilson Silva, dos profissionais do Samu e de representantes da SESA.
Em 16 de dezembro de 2015, o Governo do Estado, entregou ambulância avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), utilizadas para o transporte de pacientes com quadros clínicos de maior complexidade,para a prefeitura de Lauro de Freitas. O equipamento foi entregue pessoalmente pelo governador Rui Costa.
Fonte: Metro-1/Tribuna da Bahia/Correio da Bahia/Secom-BA