O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, assinou projeto de proteção ambiental, lei 1710/22 que determina a realização do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, na manhã desta quarta-feira, 12.
A assinatura e sanção da PL representa a efetivação do maior projeto de proteção ambiental e preservação de ecossistemas naturais de Camaçari. A ação é resultado de uma mobilização que envolveu o poder público, órgãos ambientais, grupos de proteção ambiental e as comunidades em torno do parque.
O vereador Gilvan Souza, participou do evento e aproveitou para destacar as ações de requalificação ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) e afirmou que atualmente, a pasta comandada por Andrea Montenegro, consegue chegar em toda a cidade. “Foram ações pontuais que conseguiram integrar toda a cidade e levaram a presença do governo para o Cacimbão, Buraquinho, Lagoa da Paz, Horto Florestal”, explica.
O prefeito informou que nos últimos meses, a Secretaria reforçou o combate às ocupações irregulares e descarte ilegal de lixo e entulho no município e destacou presença efetiva da Sedur.
“É um trabalho que eu achei que seria um desgaste, mas pelo contrário, é uma coisa que moraliza muito a Secretaria”, reconhece Elinaldo.
A proteção do meio ambiente e a preservação dos biomas é obrigação do Poder Público e cabe à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
A nova lei também foi comemorada por Andrea Montenegro, titular da SEDUR.
“A assinatura para implantação do parque é um sonho antigo da população. Eu que na minha infância brinquei muito naquelas dunas, me sinto muito honrada”, ressaltou.