Com a construção da faixa de aceleração na saída do Terminal Rodoviário de Portão, em Lauro de Freitas, o tráfego de veículos que entra na Avenida Santos Dumont (BA-099) ganha velocidade compatível aos demais automóveis que já estão na via principal, no sentido Salvador. Nesta terça-feira (26), a prefeita Moema Gramacho visitou a obra, que somada a intervenções de urbanização no entorno do Terminal, já tem cerca de 60% executada.
A faixa de aceleração possui 140 metros de extensão e sua construção está na fase de conclusão da terraplanagem, para na sequência receber a camada de asfalto e sinalização. A urbanização consiste na colocação de passeio com meio-fio, piso tátil e rampas de acessibilidade. São aproximadamente 300 metros de extensão da urbanização, que começa na entrada do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão e vai até ao longo da faixa de aceleração.
Acompanhada de engenheiros civis da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), a prefeita Moema Gramacho avaliou o andamento das obras. “Nesta região aqui queríamos na realidade fazer uma requalificação geral, inclusive no Terminal. Mas, neste primeiro momento, estamos fazendo tudo aquilo que elimina riscos. Agora, acabamos de passar com a fiscalização na obra do passeio novo com piso tátil, e da pista de aceleração que evita que os carros passem direto para a pista de velocidade”, relatou.
A entrada para o Terminal Rodoviário de Portão já possui uma faixa de desaceleração, localizada na frente do Terminal Turístico. De acordo com a Seinfra, o investimento das obras, que é conveniado com o Ministério do Turismo, via Caixa Econômica Federal, é da ordem de R$181 mil. A empresa executora é a Inova Terraplanagem e Construções Eirele.