Uma relação de diálogo, companheirismo e fidelidade. Esse foi o pedido da prefeita Moema Gramacho aos agentes de saúde comunitários e endemias de Lauro de Freitas. A prefeita e membros da Secretaria de Saúde se reuniram, nesta segunda-feira (7), com a categoria para estreitar a relação entres gestores e servidores.
Durante o encontro realizado no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão a prefeita ouviu as demandas da categoria como tem feito desde o início da gestão, e pediu aos servidores que não tomem nenhuma atitude equivocada antes de uma conversa com a administração municipal.
“Sempre estive aberta ao diálogo. Tudo que acordamos desde o início da gestão vem sendo cumprindo. Se estou de volta ao município não é pelos benefícios, mas porque o povo pediu e tenho me dedicado para atender a esse apelo”.
Na última sexta-feira (4) os agentes de saúde fizeram um protesto reivindicando o pagamento do valor referente ao ticket alimentação, um benefício que desde 2014 não recebiam e que a prefeita garantiu a volta ao assumir o mandato. Em reunião com as secretarias de Administração e de Saúde, os trabalhadores acordaram que o valor referente ao ticket alimentação seria pago no dia 4 de agosto. Ainda assim a categoria optou por realizar uma manifestação.
Entendendo que não havia necessidade do protesto a prefeita se colocou mais uma vez á disposição da categoria para recebê-los e lembrou que existem outros gestores, como os gerentes dos postos de saúde (que também participaram do encontro), superintendentes e coordenadores, além do secretário de saúde Erasmo Moura, à disposição de todos os servidores.
Representante, em Lauro de Freitas, do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia (SINDACS), Robson Teixeira garantiu que vai priorizar o diálogo com o governo em prol da melhoria da classe trabalhista.
Ao final da reunião a prefeita garantiu aos agentes de endemia a viabilização do pagamento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAC). Os agentes comunitários de saúde do município que aderiram ao programa já recebem o benefício. “Quero que vocês lutem, que tenham um sindicato forte e sejam uma categoria unida, mas que trabalhem corretamente em prol da população”, finalizou.