“Estamos sempre abertos ao diálogo com respeito aos sindicatos e buscado resolver as questões sempre da melhor maneira. Nenhuma conquista do trabalhador será suprimida”, garantiu a prefeita Moema Gramacho durante reunião com os representantes dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, na tarde desta quinta-feira (9), no Terminal Turístico Mãe Mirinha em Portão. Na pauta o Projeto de lei (PL) em trâmite no legislativo, que versa sobre a alteração do tempo para incorporação de gratificações nos salários.
Ao lado dos secretários de Administração, Ailton Florêncio, e de Governo, Luis Maciel, além do chefe de gabinete Roberto Lopes e do procurador Henrique Tanajura, a gestora explicou que a medida, que amplia o tempo de adesão de benefícios de três para dez anos, foi baseada em parâmetros utilizado em outras cidades baianas com economia semelhante a Lauro de Freitas.
Segundo o procurador Henrique Tanajura, o reajuste foi necessário por conta do momento político que o país atravessa que acarreta uma crise financeira nos municípios a partir dos cortes nas verbas federais. “Lauro de Freitas é o único município da Bahia onde as gratificações eram incorporadas com apenas três anos. O que nos pretendemos com essa PL é garantir a possibilidade de novos concursos além do cumprimento efetivo do pagamento da folha salarial”, disse.
Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (13), onde será analisada a necessidade de emendas na peça que deverá ser apreciada pela edilidade na terça-feira (14), quando também será votada. Se aprovada, a PL retorna após dez dias para nova votação na Câmara. Durante este período o projeto será analisado por comissões formadas pelos vereadores.
Após a reunião, a prefeita se reuniu individualmente com as categorias da Guarda Municipal e salvar vidas. Os pleitos das classes serão analisados para respostas posteriores.