As novas instalações do Pronto Atendimento Nelson Barros (PA) e da Policlínica Professor Carlos Bastos receberam, nesta sexta-feira (21), os primeiros pacientes que buscaram atendimento em urgência, emergência e especialidades médicas. Os equipamentos passaram a funcionar no Ambulatório de Medicina da Unime, localizado na Avenida Luiz Tarquínio, em Lauro de Freitas, a partir de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e a faculdade.
Os serviços das unidades, referenciadas pela atenção especializada municipal, foram ativados logo após os equipamentos serem entregues pela prefeita, Moema Gramacho em cerimônia com a presença de autoridades – secretários, vereadores, deputados e líderes religiosos.
Com uma estrutura moderna e todos os ambientes climatizados, o novo complexo de saúde foi organizado de forma estratégica entre a Sesa e Unime para atender os pacientes tanto da Policlínica quanto do PA, só que de maneira distinta, evitando assim a contaminação por outras doenças.
Nos corredores que abrigam a estrutura destinada ao PA Nelson Barros, estão organizados os setores com sala vermelha, sala de medicação, farmácia, leitos de internação separados em femininos, masculinos, pediátrico e mais cinco consultórios de emergência odontológica.
No novo local, os atendimentos mensais do PA devem passar de 6.500 para 8 mil. “Na nova estrutura do PA Nelson Barros os atendimentos em emergência serão ampliados em mais de 40%. A unidade continuará funcionando em plantões de 24 horas durante todos os dias da semana. Além disso, duas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra básico, estarão a postos para qualquer eventualidade”, informou Moema.
Já na ala reservada para a Policlínica Professor Carlos Bastos, os consultórios oferecem atendimento com médicos infectologista, psiquiatra, cardiologista, cirurgião pediátrico, obstetra, enfermeira preventivo, nefrologista, proctologista, homeopata, endocrinologista, hematologista adulto e pediátrico, além de pediatra e ortopedista. “Esse momento é um marco para a saúde da população de nossa cidade. Com esse novo equipamento nós aumentamos as ofertas de serviços e com qualidade de atendimento”, declarou o secretário da Sesa, Augusto César Pereira.
A diretora da Unime, Odilia Moliterni, conta que “tudo foi preparado com muito cuidado e dedicação durante meses. Fizemos um trabalho de planejamento visando contribuir com essa integração e construir uma saúde ainda mais forte”. Para o coordenador de Medicina da Unime, professor Paulo Benigno, o intuito principal é oferecer à população um serviço de alta qualidade. “É um momento histórico para nós que formamos aqui profissionais e cuidamos de gente”, falou.
Primeiros pacientes elogiam estrutura
Aguardando sua vez para ser atendido pelos médicos de PA Nelson Barros, os primos Luís e Paulo Mendes elogiaram a estrutura do equipamento. “É muito confortável esperar nessa recepção, com ar condicionado, cadeiras acolchoadas e um atendimento humanizado de excelência”, declarou Luís.
“O atendimento é muito bom. Já recebi bastante atenção da equipe, desde a recepção até o atendimento médico. Só tenho elogios pelo cuidado de todos”, a declaração é da dona de casa Ana Roberta, que veio à unidade sentindo fortes dores nas articulações.
A coordenadora PA Nelson Barros, Jandnir Campos, explica que a unidade oferecerá em suporte diagnóstico todos os exames laboratoriais e eletrocardiograma via telemedicina. “Ainda teremos a possibilidade de que os pacientes recebam atendimentos especializados no momento da emergência, ou seja, o paciente terá a facilidade de passar por uma avaliação diante da interface com a Policlínica e o PA. Tudo isso facilita para um diagnóstico mais rápido e preciso”, explicou.
Prédios antigos terão outros serviços
A prefeita informou que os prédios onde os equipamentos funcionavam anteriormente – Nelson Barros e Policlínica Carlos Bastos – serão destinados a outros serviços.
“No antigo Nelson Barros os atendimentos da Atenção Básica serão ampliados com a instalação de duas equipes de Saúde da Família e a implantação de um Centro de Saúde do Trabalhador para orientar e prevenir problemas de saúde relacionados a ocupação laboral”, explicou Moema, informando ainda que a unidade será equipada com recursos frutos de emendas parlamentares, destinadas por ela durante seu mandato no legislativo federal.
Jornalista: Giovanna Reyner
Foto: Danilo Magalhães, Rafael Magno e Maína Diniz
Mais fotos https://www.flickr.com/photos/pmlf/51834209588/in/photostream/
21/01/2022
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação