O governador da Bahia, Rui Costa, participa da inauguração do primeiro Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) e entrega obra no município, nesta sexta-feira (7). O anúncio foi feito pela prefeita Moema Gramacho, nesta terça-feira (04), durante abertura oficial dos trabalhos do Poder Legislativo, na Câmara Municipal de Vereadores.
Na sessão solene, a prefeita de Lauro de Freitas ressaltou conquistas em várias áreas do município e deixou sua mensagem para os vereadores e população. “Para mim é um prazer participar de mais uma abertura dos trabalhos do legislativo. Agradeço aos vereadores por caminharem junto com as ações do executivo e por aprovar projetos que beneficiam a nossa população. 2019 foi um ano muito promissor, mesmo com o cenário de crise, e que 2020 seja ainda mais positivo”, disse.
Lei municipal de saneamento, regularização fundiária, contrato FINISA, tratamento de resíduos sólidos, foram alguns dos projetos citados pela gestora que foram aprovados pela Câmara de Vereadores. Ao fazer a prestação de contas, Moema Gramacho ressaltou o sistema de esgotamento sanitário como a maior obra em execução no município. Em implantação pela Embasa, o sistema vai atingir 80% de esgotamento sanitário até 2023. Os outros 20% já têm projeto pronto.
Os dois reservatórios construídos pela Embasa no bairro do Caji, que também serão visitados pelo governador, vão garantir o abastecimento de água para os próximos 30 anos, como afirmou Moema. A macrodrenagem do Rio Ipitanga e Joanes, outra grande obra em execução pelo Governo do Estado em parceria com a gestão municipal, tem a proposta de diminuir os alagamentos em períodos de muita chuva na cidade.
Um dos piscinões com área de lazer da obra de macrodrenagem do Rio Ipitanga, próximo ao Aeroporto, também será entregue pelo governador. Moema ainda anunciou que Rui Costa participará das entregas da Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil (UAIJ), no bairro de Itinga, e da ampliação do Terminal de Integração Aeroporto do Metrô que fica em Lauro de Freitas. A Via Metropolitana, a piscina semiolímpica na Itinga, dentre outras parcerias com o Governo do Estado também foram mencionadas.
Na área de saúde, a prefeita Moema Gramacho enfatizou que o Hospital Metropolitano, construído no Capelão, será referência no atendimento de urgência e emergência. A Policlínica Regional do Consórcio Metro Recôncavo Norte, já em funcionamento, tem transformado a vida de pacientes do município com consultas e exames de alta complexidade. A reforma do Hospital Municipal Dia Jorge Novis e implantação de novos serviços melhorou a qualidade de vida população. O Pronto Atendimento (PA) do Centro, em final de execução, vai proporcionar mais atendimentos.
Já na educação, a Prefeitura vai promover melhorias na rede e garantir mais qualidade, conforto e segurança para alunos e professores com os recursos recuperados do FUNDEF. O valor de 118 milhões já tem plano de aplicação pronto. Construção de creches e reformas e ampliação de unidades escolares estão no plano. A ampliação do auxílio aluguel (mais de 1.300 beneficiados atualmente), a implantação do sexto CRAS do município, no Caji, a finalização da obra do CRAS no Lindu e CREAS no Centro, são ações da área social que fizeram parte da prestação de contas.
Mais de duas horas não foram suficientes para que a gestora explanasse todas as ações do seu governo em Lauro de Freitas. Lideranças da sociedade civil, secretários municipais e representações de sindicatos participaram da sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal.
Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
04/01/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br