A Câmara de Vereadores e Vereadoras de Lauro de Freitas recebeu, nesta sexta-feira (26), a 2ª Conferência Livre LGBT, com o tema “Violência e Violações contra LGBT”. A atividade contou com grande participação de representantes do segmento, do poder público e da sociedade civil.
A vereadora Luciana lembrou que a luta deve ser de todos e todas, pois o opressor que agride o LGBT também é o mesmo que oprime mulheres, índios e índias, candomblecistas, quilombolas, moradores e moradoras rurais. Para a edil, não adianta pautar aquilo que se quer conquistar se não pautar política, se não escolher bem os representantes no legislativo e no executivo.
“É preciso nortear e direcionar a luta LGBT, entender quem é nosso adversário e travar essa luta. Esse debate precisa acontecer mais vezes e fora da conferência, é preciso haver outros encontros formando a sociedade para a questão de gênero e desconstruindo as violações para que a gente consiga alcançar o debate. Chega de violência contra o LGBT”, pontuou a representante do PCdoB no legislativo.
Durante a conferência, Josélia França, representante do Coletivo de Lésbicas, Bissexuais, Gays e Transexuais e organizadora da atividade, ressaltou importância do momento para o segmento LGBT, de conscientizar a população acerca do debate sobre o tema e da criação de políticas públicas.
O secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Uilson de Souza, lembrou que o principal motivo da exclusão social é o acúmulo de riquezas nas mãos de poucas famílias, pois o maior opressor dos povos é o centro da acumulação do capital. “O grande inimigo do ser humano continua sendo o dinheiro e o acúmulo de riqueza, pois, para eles, se não matar o homossexual, o negro, a mulher, o pobre… não concentra o capital. Nós temos um inimigo e, assim como foi para derrotar o Fascismo, é preciso uma grande frente ampla e consciente dos diversos setores da sociedade para enfrentar essa batalha. Só a grande união dos povos conscientes para enfrentar com firmeza o inimigo da humanidade: o acúmulo de capital”, declarou.