Considerado o maior representante dos yorubás no mundo, o rei de Ifé, Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II, descendente direto de Odùdúwà, chega a Salvador para estreitar laços com religiosos de matrizes africanas.
O rei nigeriano tem um relevante papel cultural e espiritual pelo fato de ser o detentor legítimo do poder da coroa de Odùdúwà. E chega primeiro à Bahia para declarar o estado como capital yorubá das Américas.
Sua chegada ao Brasil se dá com o mesmo objetivo de estreitar os laços culturais e religiosos entre os afrodescendentes do povo yorubá, em particular, com o povo de Ilé Ifẹ̀. Desta forma a Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer na pessoa do Secretário Uilson de Sousa e seu Assessor Luciano Reis com a contribuição do Professor Edcarlos Oliveira em Parceria com a SUPPIR na pessoa do superintendente Paulo Aquino e o conselheiro da Igualdade Racial , Paulo Sacramento encabeçaram a mobilização para a organização da comitiva do povo de santo de nosso município para a participação em todas as atividades do evento. Destacamos ainda a presença da edil Luciana Tavares que mostrou a importância do incentivo ao diálogo inter religioso. Parabéns a todos os envolvidos neste evento