Salvador vai implantar a primeira faixa azul exclusiva para motociclistas na Avenida Bonocô, uma das vias mais movimentadas da capital baiana. A iniciativa foi proposta pelo então vereador e atual Secretário do Trabalho, Emprego e Renda da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, e teve sua aprovação garantida pela Câmara Municipal em 2024.
O projeto visa aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas.
”Após muito diálogo com o Sindimoto e trabalhadores que utilizam a moto, conseguimos dar esse passo importante que visa aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes”, disse Augusto.
Com essa iniciativa, Salvador se torna a terceira capital do país a adotar a motofaixa. O projeto prevê a readequação das faixas de rolamento dos veículos, incluindo a redução de sua largura para abrir espaço para a nova infraestrutura. Além disso, serão implantadas sinalizações horizontal e vertical para regulamentar o uso da faixa exclusiva.
A proposta se baseia em experiências de sucesso, como a da cidade de São Paulo, onde a implantação da faixa azul resultou na redução de acidentes e na melhoria do fluxo viário.
”Vamos juntos acompanhar os resultados desse projeto piloto e propor inovações que aperfeiçoem, por um trânsito mais seguro e eficiente” completou Augusto.
A necessidade dessa medida se reflete nos dados alarmantes de acidentes em Salvador. Apenas em 2024, a Transalvador registrou 3.063 acidentes envolvendo motociclistas, resultando em 84 mortes, sendo 61 dessas vítimas os próprios motociclistas. No total de mortes no trânsito no período, 59% ocorreram em sinistros envolvendo motos.
A expectativa é que a faixa azul contribua significativamente para a segurança dos motociclistas e para a organização do trânsito na capital baiana.
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.