A quinta audiência do Orçamento Participativo 2022 da Prefeitura de Lauro de Freitas, realizada na noite desta quarta-feira (17), em Portão, foi marcada por um debate transparente entre a administração municipal e a população. Entre as intervenções mais requisitadas na escuta, a reforma da Praça de Portão foi o principal pedido de jovens e adultos. Três delegados foram eleitos para acompanhar as demandas do bairro que vão fazer parte do planejamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023.
Além de sugerir melhorias voltadas às áreas de infraestrutura, saúde, educação, transporte e outros serviços públicos, os moradores do bairro e adjacências puderam acessar dados do local onde mora. De acordo com informações do Cadastro Imobiliário de Lauro de Freitas, representantes da Prefeitura Municipal apresentaram que Portão é a terceira maior área de extensão territorial do município, com 6.277 km², o que representa cerca de 10% do total de mais de 57 mil km² do município.
Ainda nos dados, o bairro de Portão possui 5.361 residências cadastradas, 941 estabelecimentos comerciais, entre outros. As informações prestadas pela gestão foram essenciais para os moradores pensarem as demandas do bairro de modo mais eficiente. Na oitiva, que reuniu a população na Escola Municipal Félix Cardoso de Araújo, também foram apontadas as necessidades de atendimento 24h de saúde, módulo policial na praça, reforma de áreas de lazer, pavimentação, agentes de saúde para áreas descobertas e outros.