Como parte da capacitação que antecede a realização de grandes eventos, a equipe de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) participou, nesta quinta-feira (1°), do evento teste realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Carnaval 2024. O treinamento, realizado na orla da Barra, prepara profissionais de diversos órgãos, da Prefeitura e Estado, para a atuação em caso de desastres envolvendo múltiplas vítimas.
O protocolo de DVI do DPT-BA elaborado em 2012 e revisado em 2015, baseado na versão atual da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), visa à criação de normas que garantam um funcionamento eficiente do procedimento pericial em caso de desastres.
Criado por uma equipe multidisciplinar, que conta com Peritos Médico Legista, Odonto-Legal, Perito Criminal e Perito Técnico, o protocolo do DPT prevê, desde a recuperação de corpos e vestígios até os procedimentos internos de custódia e processamento do material recuperado, identificação e devolução dos corpos aos familiares.
“O roteiro do treinamento foi baseado em um acidente envolvendo um mini-trio desgovernado que atingirá em torno de 50 pessoas. Entre vítimas graves e gravíssimas, haverá a simulação de um óbito, cujo corpo será destinado à equipe de perícia da Polícia Técnica”, explicou Liz Magalhães, perita Odonto-Legal e coordenadora da Antropologia Forense do DPT.
“A Odontologia Legal é um método primário de identificação humana que possui praticidade e confiabilidade. É primordial para a prestação de um serviço célere e de excelência este tipo de capacitação e treinamento para atuação conjunta com os demais órgãos responsáveis”, pontuou a perita Odonto Legal, Jaqueline Rocha.
Participam ainda do evento-teste prepostos da Polícia Militar (PMBA), Polícia Civil (PCBA), Corpo de Bombeiros Militares (CBMBA), Defesa Civil e Transalvador, Guarda Municipal, Graer (PMBA), dentre outros.
Texto: Ascom DPT